A CISÃO COM O BRASIL

PREPARA-SE UMA VISITA A PORTUGAL DE D.ª HELENA

Na carta seguinte percebemos, também, a notícia do adiamento da viagem à Europa da Venerável Dª. Helena que em vária correspondência tinha anunciado a sua realização acompanhada de dois dos seus filhos e que, naturalmente, visitaria Portugal.

carta1968.11.11

Uma carta, datada de 15 de Janeiro de 1970, do Venerável Sebastião Vidal para o Irmão Olímpio Gonçalves, incluía menção sobre a alteração do nome da Instituição Portuguesa para “Sociedade Portuguesa de Eubiose”.

Preparava-se nessa época, afanosamente, a tão aguardada e desejada visita de D. Helena a Portugal. Depois de vários adiamentos, finalmente concretizou-se a visita.

A CISÃO

Durante a visita a Portugal da Venerável Mestrina, acabou por ocorrer uma rotura, motivada, entre outras questões, por uma distinta visão sobre o papel de Portugal e o Santuário Universal aqui localizado no contexto da Obra Planetária. O nosso Mestre sempre afirmou serem Portugal e Brasil duas Ramas de uma mesma árvore. Por esse motivo alguns Irmãos não concordaram que o papel da Instituição Portuguesa fosse reduzida a uma mera representação da Instituição Brasileira, a qual, aliás, sempre nos mereceu e merece todo o respeito pelo seu trabalho a favor da Obra do Mestre.

A impossibilidade de alguns Irmãos dirigentes afectos à visão brasileira de compreenderem um trabalho específico português, conduziria à separação dos eubiotas portugueses em dois núcleos no ano de 1971.

Continuação: Primeiros Grupos Pós-Cisão

Comments are closed