A Eubiose como Sabedoria das Idades

Citemos Henrique José de Sousa:
“A Eubiose é a Ciência da Vida, e, como tal, é aquela que ensina os meios de se viver em harmonia com as leis universais, das quais os primeiros derivam.
Pelo que se vê, nenhuma diferença existe entre Eubiose e Teosofia, no sentido real da palavra. Porque esta, como Ciência ou Sabedoria Divina, se propõe a mesma coisa, como tronco donde se originam as ciências, artes, religiões, filosofias, línguas e tudo mais quanto já existe ou há-de existir no mundo. Desse modo não apenas os Adeptos da Boa-Lei, mas também todos os Iluminados que a este mundo vieram, pautaram a sua vida eubioticamente, ensinando aos demais que agissem do mesmo modo. E isto de acordo com a evolução natural da época dos seus vários aparecimentos.”
Como vemos, a Eubiose, num sentido lato, e a Teosofia (Sabedoria das Idades, Gupta-Vidya ou Sanathana-Dharma, como é conhecida no Oriente) são a mesma coisa.
O que teria, no entanto, levado o Mestre a criar um neologismo para definir um conceito que possuía à partida um termo óptimo, como era Teosofia, para o caracterizar?

A Eubiose em sentido restrito

Comments are closed